A Policlínica está habilitada como Centro Especializado em Reabilitação, para atendimento às pessoas com deficiência física e intelectual – CER II. Nesta modalidade de cuidado, acolhe crianças de zero a 3 anos, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, para estimulação precoce. A partir de 3 anos, atende na reabilitação física e intelectual, com equipe médica e multiprofissional.
Como unidade que contribui para a formação em saúde, mantém ativos convênios com a Universidade Federal do Ceará e com o Centro Universitário INTA, nos cursos da área da saúde, sobretudo no curso de medicina. Dessa forma, professores/preceptores das diversas especialidades médicas, realizam consultas médicas junto com alunos, como campo de prática assistencial das disciplinas de graduação em medicina.
Frutos da parceria, a Policlínica estrutura e oferta o Serviço de Referência em Pediatria, na oferta de consultas de ambulatório acadêmico em:
- Arlegologia e Imunologia Pediátrica
- Endocrinopediatria
- Neuropediatria
- Otorrinopediatria
- Pneumopediatria
- Pediatria geral
Oferta ainda, nas demais clínicas especializadas, consultas de:
- Endocrinologia
- Gastroenterologia
- Geriatria
- Mastologia
- Nefrologia
- Neurologia
- Obstetrícia
- Otorrinolaringologia
- Reumatologia
- Urologia
A unidade adota como modelo de gestão, a gestão por processos e resultados. Como pilar de sustentação e aperfeiçoamento da equipe, vivencia a Educação Permanente como propulsora da construção de conhecimento, a partir da análise e intervenção no cotidiano das práticas assistenciais e de gestão. Esse conceito vem de encontro ao modelo de gestão adotado na unidade, já que a gestão de processos é um movimento dinâmico, propondo de forma permanente, o espaço de trabalho como espaço de produção de saber.
Em 2016, atendendo aos requisitos exigidos pelo BID, a Policlínica de Sobral foi Acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), no Nível 1– Segurança do Paciente e em 2018, foi recertificada com Acreditação Nível 2 – Gestão Plena. Em 2022, se prepara para certificação Nível 3 – Excelência em Gestão.
O processo de certificação trouxe a necessidade de implantação de um sistema de gerenciamento de riscos, que fortalece a cada dia a cultura de segurança e de educação permanente da instituição, garantindo que as práticas estejam em melhoria contínua. A partir de então, a equipe vem a cada dia buscando aperfeiçoar a gestão dos processos, através de ações voltadas à identificação dos riscos em todos os âmbitos: assistencial, gestão, estrutura. Para isso teve como atividade primeira, a modelagem de todos os processos, que se caracterizou como ferramenta essencial para a identificação dos riscos, sendo aprimorada posteriormente para a utilização da FMEA (análise de modos de falhas e efeitos), ferramenta adotada para o gerenciamento de riscos.