Perguntas Frequentes
A Policlínica Regional de Sobral é uma unidade de saúde que oferece serviços especializados de média complexidade aos municípios consorciados, como consultas, exames e procedimentos.
Consultas Médicas Especializadas: Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Obstetrícia, Ortopedia, Mastologia, Neurologia, Neuropediatria, Pediatria, Reumatologia e Urologia. Entre outros atendimentos como Assistente Social, Enfermagem, Farmácia clínica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Ouvidoria, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviços de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados.
Os serviços da Policlínica Regional de Sobral podem ser acessados mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde dos municípios consorciados. O atendimento é realizado conforme a programação pactuada entre os entes consorciados e o CPSMS.
Os serviços do Policlínica estão disponíveis para os residentes dos municípios consorciados: Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipú, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral e Varjota. O atendimento é realizado mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde dos municípios consorciados.
Sim, é necessário encaminhamento das unidades básicas de saúde dos municípios consorciados conforme Protocolo de Encaminhamento publicado junto aos profissionais da atenção primária.
Sim, as consultas precisam ser agendadas via sistema de agendamento vigente através da Central de Regulação das Secretarias de Saúde.
Consultas Médicas Especializadas: Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Obstetrícia, Ortopedia, Mastologia, Neurologia, Neuropediatria, Pediatria, Reumatologia e Urologia.
Ultrassonografia Morfológica com emissão de laudo, Ultrassonografia com emissão de laudo, Teste Ergométrico com emissão de laudo, Eletrocardiograma, Mapa, Ecocardiograma Trans torácico com emissão de laudo, Ultrassonografia com Dopller de Carótidas, Eletroencefalograma com emissão de laudo, Realização de Ultrassonografia Geral e com Dopller, Pélvicas e Transvaginal. com laudo, Acompanhamento Médico de Tomografia com Contraste, Ultrassonografia Geral e com Doppler, Pélvica e Transvaginal, Biopsia de Próstata, Biópsia Ou PAAF de Mama por Agulha Fina ou Grossa, Realização de Ultrassonografia MMI, Endoscopia Digestiva Alta com Retirada de Pólipos, Teste de Urease e Laudo, Colonoscopia com Sedação Incluída, Retirada de Pólipos e emissão de laudo
Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, 496, Sobral/CE
De Segunda a Sexta de 07:00 às 17:00 horas
Conforme estabelecido na Portaria de Consolidação nº 3/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, Anexo VI, os Centros Especializados em Reabilitação são pontos de atenção ambulatorial especializados em reabilitação que realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida. A implantação dos CER’s nas Policlínicas do Ceará foi articulada pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, com o objetivo de descentralizar e facilitar o acesso das pessoas com Deficiência, sendo necessária a articulação de fluxos com a atenção básica, atenção especializada em reabilitação física e intelectual. Para isso, o fluxo de acolhimento aos usuários do CER II foi determinado conjuntamente com os municípios pactuados, considerando a lógica de funcionamento da rede.
O Serviço tem como missão prestar atendimento especializado às pessoas com deficiência com qualidade e segurança, contribuindo para melhoria da qualidade de vida do cidadão e sua rede de apoio no âmbito do SUS.
O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) é um Equipamento de Saúde mantido pelo SUS que oferece serviços especializados à pessoas com deficiência física e/ou intelectual. Esses serviços são disponibilizados por meio de atendimentos multidisciplinares, visando uma abordagem abrangente que engloba os aspectos físicos, cognitivos e sociais dos indivíduos assistidos. A implantação dos CER’s nas Policlínicas do Ceará foi articulada pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, com o objetivo de descentralizar e facilitar o acesso das pessoas com deficiência.
• Estimulação Precoce- Crianças de 0 a 24 meses com diagnóstico de alterações neuropsicomotoras;
• Deficiência Intelectual- Crianças e adultos com deficiência intelectual (TEA, PARALISIA, CEREBRAL, SINDROME DE DOWN);
• Deficiência Física- Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, neurológica e/ou sensorial;
• Concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM);
• Programa de reabilitação e correção em pé torto congênito e outras deficiências.
As ações de Reabilitação/ Habilitação são executadas por equipes multiprofissionais e interdisciplinares, composto por Assistente social, Enfermeiro estomaterapeuta, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Ortopedista pediatra, Psicólogo, Terapeuta ocupacional, Psicopedagogo, Neuropediatra, Musicoterapeuta, Neurologista e Psiquiatra.
Os indicadores de desempenho utilizados pela Policlínica incluem, Taxa e quantitativo das gestantes vinculadas e não vinculadas para o Hospital Regional Norte, Notificações por evento sem dano ao paciente, Notificações por não conformidade, índice de satisfação dos usuários, entre outros, visando monitorar e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
É uma pesquisa aplicada com os usuários da Policlínica. Sendo uma estratégia ativa que busca a análise do funcionamento da instituição e dos serviços disponibilizados. Com esta pesquisa ocorre a identificação do nível de satisfação ou de insatisfação deles em relação aos nossos serviços e a partir destes dados conhecer as potencialidades e as fragilidades da instituição para assim levar ao gestor, onde ele pode analisar e intervir nos possíveis problemas encontrados.