Policlínica de Sobral realiza sessão de pilates para paciente com fibromialgia com foco na diminuição do quadro álgico, promovendo saúde e bem estar físico e mental
Sobral, 18 de outubro de 2024 - A fibromialgia, que afeta aproximadamente 3% da população mundial, é uma condição crônica descrita por dor muscular, fadiga e distúrbios do sono, chegando a afetar também a saúde mental. Segundo especialistas, o pilates tem se mostrado uma prática eficaz no tratamento da doença, ajudando na diminuição do estresse, fortalecimento da musculatura, melhorando a postura, proporcionando maior flexibilidade, o que resulta em uma redução significativa das dores e do desconforto associados a essa enfermidade.
Durante a sessão, os pacientes recebem orientação da fisioterapeuta especializada que conduz uma série de exercícios específicos. "O pilates é uma ferramenta poderosa para ajudar quem convive com a fibromialgia. Ele melhora a circulação, reduz o desconforto muscular e proporciona uma melhor percepção corporal, o que auxilia no controle da dor, além de reduzir os sintomas da ansiedade e depressão", explicou a fisioterapeuta Renata Almeida.
Além do pilates, são oferecidas regulamente palestras sobre qualidade de vida, orientação com o cuidado da saúde física e mental, e apoio psicológico.
Benefícios do pilates para fibromialgia
De acordo com a fisioterapeuta Renata Almeida, o pilates é especialmente recomendado para quem sofre com a fibromialgia devido ao seu impacto positivo no sistema muscular e esquelético. "Os movimentos de baixo impacto fortalecem core (região central do corpo), aliviando a pressão nas articulações e melhorando o alinhamento postural, que são fatores cruciais para a prevenção ou melhora desta doença crônica. Exercícios de mobilidade favorecem a lubrificação articular e melhorar o quadro álgico.
A Policlínica de Sobral tem como meta continuar promovendo essas atividades regularmente, sempre buscando novas formas de cuidar da saúde integral de seus pacientes promovendo saúde.